Meios de Comunicação
– Arte de Escrever e falar
A importância de um
novo Sistema de Ensino
A evolução, como processo fundamental
das ciências, produziu através
da Pedagogia, um novo conceito de
aprendizagem que se manifesta
na renovação profunda dos objetivos e
métodos de ensino.
Hoje, o sistema de ensino valoriza a
capacidade do
Estudante avaliar e interpretar o que
aprende e a sua
habilidade em encontrar o que precisa
saber, desprezando
a simples memorização como modelo do
conhecer.
O objetivo atual de ensino é
conscientizar o estudante a ser
o protagonista de sua própria
aprendizagem,
tendo como meta principal a capacidade de se
fazer aprender.
O estudante do III Milênio deve
desenvolver a capacidade de assimilar
novos conhecimentos tendo como base os
que já possui, procurando integrá-los,
colhendo informações adicionais para
reforçar a sua própria aprendizagem
sem precisar recorrer sempre a ajuda
extra de professores ou familiares.
Em síntese, o carro-chefe da nova
Pedagogia deve ser
compreender e não memorizar.
Gramática é a ciência da linguagem.
Linguagem é a expressão da idéia.
Idéia é a manifestação da inteligência.
A inteligência é o Espírito de Deus no Homem.
Henrique José de Souza
“O homem não pode participar ativamente
na história, na sociedade, na transformação da
realidade
se não for ajudado a tomar consciência da realidade
e da sua própria capacidade para a transformar.”
Paulo Freire
Princípios
dos Métodos
Descartes,
Os
Princípios Cartesianos são em número
de quatro:
Princípio da Evidência: - Nada
deve ser aceito sem que se tenha certeza, isto é, enquanto não se conheça
evidentemente, como tal. O critério da verdade é a evidência.
Princípio da Análise: - Pela
análise decompor o todo em quantas partes for possível.
Princípio da Síntese: - Os
assuntos devem ser escalonados, partindo-se do simples para o mais complexo.
Princípio
da Enumeração: - Fazer o maior número
possível de enumerações, para que se tenha certeza de que nada foi omitido.
Silogismo
Raciocínio formado de três proposições:
A 1ª chamada de Premissa Maior; a 2ª
Premissa Menor; e a 3ª Conclusão.
Ex.: Todos os homens são mortais (1ª). Tu és homen
(2ª), logo é mortal (conclusão).
Método Didático
A) É um conjunto organizado de procedimentos
lógicos e psicologicamente estruturado que conduz à realização da aprendizagem
com eficiência e segurança.
B) É a forma de conduzir o pensamento e a
ação, a fim de que sejam alcançados os objetivos.
A Técnica se restringe à forma pela qual o Professor
comunica os conhecimentos, conduzindo os educandos pelos caminhos da
aprendizagem, de acordo com o método escolhido.
Didática: - A técnica de dirigir e orientar a aprendizagem;
técnica de ensino.
Ex.: Bom professor recorre em suas aulas a todos os expedientes didáticos.
Aprender:
1 - É adquirir conhecimento, com base nas experiências anteriores, para atender
adequadamente a uma situação nova.
2 - Tornar-se apto ou capaz de alguma
coisa, em conseqüência de estudo, observação, experiência, advertência, etc.
Ex.:
"Comecei a aprender a parte do presente que há no passado, e vice-versa."
Machado de Assis.
Pedagogia: -
Instrução
- lat. instructione.] Ato ou
efeito de instruir(-se). Ensino; Conhecimentos adquiridos; cultura, saber,
erudição; Explicação dada para um determinado fim; Esclarecimento ou ordem dada
à pessoa encarregada de alguma negociação ou algum empreendimento.
Cultura, s.f. Desenvolvimento intelectual; saber;
instituições, costumes, e valores de uma sociedade; cultivo.
Educação - [Do lat. educatione.] s.f.-.Ato ou efeito de educar(-se); Processo
de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do
ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social.
Motivar: - É despertar o interesse, a atenção dos alunos
pelos pontos contidos no programa, criando o desejo de aprendê-lo com
satisfação e empenho. Despertar o interesse, a curiosidade, por atividade
intelectual, social, afetiva, etc.
Ex.: - O conferencista motivou admiravelmente a palestra.